previlandia@previlandia.ms.gov.br
previlandia@previlandia.ms.gov.br
(67) 3272-2231
A Direção do Comitê de Investimentos do Previlândia formada pela Presidente da Autarquia e também Presidente do Comitê Vanilda Viganó, e pelo Diretor Financeiro e Vice-presidente do comitê Robson Araújo, ambos representando o Comitê de Investimentos e, ainda, a servidora assistente da diretoria de Benefícios Senhora Maria Alba Martins de Souza, estiveram na tarde do dia 20 de junho (quinta-feira) na sede da PLANNER CORRETORA DE VALORES S.A em São Paulo/SP, para tratar assuntos das aplicações financeiras dos recursos disponíveis do PREVILÂNDIA.
A PLANNER CORRETORA DE VALORES S.A é uma empresa do segmento do mercado financeiro que atua como corretora de valores mobiliários, gestão e administração de recursos de terceiros através da sua ASSET. A empresa possui ferramenta e demonstrou para a diretoria a forma de operacionalização da aquisição de títulos públicos nos termos do inciso II, art. 2º, seção I, anexo VIII da Portaria MPS nº 1467/2022. A empresa mencionada demonstrou que na negociação dos títulos são realizadas na forma de leilão eletrônico na qual o mercado vai ter a visibilidade do interesse de compra do instituto e consequentemente poderão fazer suas ofertas no sistema eletrônico, garantindo, desta forma, uma melhor rentabilidade da aplicação financeira.
A visita do Comitê de Investimentos foi com o intuito de manter Títulos de emissão da Secretaria do Tesouro Nacional (Títulos Públicos), na sua carteira de investimentos. No atual cenário, a manutenção de TPF (títulos públicos federais) na carteira, irá garantir o batimento da meta atuarial que no ano de 2024 é de IPCA mais 5,00%. As atuais cotações daqueles papeis, estão pagando algo em torno de 6,00% o que superaria a meta atuarial do instituto.
Os títulos públicos, além de terem a garantia do Governo Federal, apresentam rentabilidade superior a meta atuarial do Previlândia e, ainda tem prazos de vencimentos compatíveis com a necessidade de caixa do Instituto em atender às aposentadorias e pensões.
No entanto, a legislação dos RPPS, exige uma série de procedimentos a serem seguidos pela Autarquia Municipal antes, durante e depois de realizadas as aquisições dos títulos. Essa, então, foi a razão da visita do Comitê de Investimentos às instalações da Planner Corretora.
Na due-diligência realizado pelo Comitê de Investimentos, esteve presente Claudenir Vieira Silva, economista-chefe da Kansai Consultores, empresa que presta serviços de assessoria de investimentos ao Previlândia, apoiando o Comitê de Investimento no entendimento da pauta da visita.
Na Planner Corretora, a comitiva foi recebida pelo Diretor da área de Renda Fixa Claudio Sangar. A comitiva foi, então, levada pelo Diretor da Planner Corretora, a conhecer toda a estrutura da empresa formada por mesas de renda fixa, fiduciária, de negociação de moedas, a área de asset management dentre outras áreas. A corretora mantém monitores ligados diretamente a Bloomberg, empresa internacional de informações em tempo real dos mercados global.